Castrar ou não castrar? Este é um dilema para muitos donos de animais de estimação!
A castração é considerada um ato de amor, já que ajuda a evitar o abandono de animais e ainda proporciona inúmeros benefícios à saúde dos pets.
– Para as fêmeas, a cirurgia torna-se essencial para prevenir tumores de mamas ao ficarem idosas, outra doença bastante comum em pets não castrados é a piometra, uma infecção uterina grave que quando ocorre leva à retirada do útero das cadelas. Elas também ficam livres da gravidez psicológica, que causa alterações hormonais e até sofrimento.
– Os machos eliminam as chances de terem de tumores nos testículos, além de evitar doenças como a hiperplasia prostática e corrigir a criptorquidia, alteração genética que faz com que o testículo fique escondido na região abdominal. Outro ganho é a melhora no comportamento, animais agressivos começam a ser mais calmos e diminuem a mania de urinar pela casa para demarcar território.
Já, para os que sonham em ter filhotes do seu animalzinho, a castração não é a mais indicada, mas é preciso lembrar que, a descendência de um casal de cachorros, por exemplo, pode chegar a 12,6 mil crias em apenas cinco anos.
Se existe um ponto negativo que esta cirurgia pode causar é a obesidade, porque o metabolismo muda. Para controlar o excesso de peso, é preciso praticar exercícios com seu companheiro e reduzir a quantidade ou optar por rações light, ou especiais para c